ORA-PRO-NOBIS, A CARNE DOS POBRES (O LIVRO)

A necessidade de se descobrir alimentos alternativos para o combate à fome na população de baixa renda, é assunto que tem recebido atenção no mundo nos últimos anos, sobretudo, no Brasil.
Algumas plantas comestíveis já apresentam fácil disponibilidade, com baixo valor de mercado, outras ainda, não tão popularizadas, vem se destacando em vários estudos cientifico.
As hortaliças não convencionais podem constitui alternativas para populações carentes, por serem boas fontes de nutrientes e curas de enfermidades, é o caso da Ora-pro-nobis. Cactácea que vem merecendo atenção especial por seu alto valor nutritivo e vem sendo utilizada em pratos típicos da culinária e na medicina popular em algumas regiões do Brasil, principalmente no interior mineiro.
A falta de informação por parte da população no resto do país, o desconhecimento quanto ao valor nutricional e modo de preparo, faz com que o consumo seja reduzido, tendo em vista que a Ora-pro-nobis, é uma cactácea com característica diferente em relação às demais hortaliças, com sua forma arbustiva espinhosa, no que leva desconfiança e medo ao consumo.
Conhecida como “carne de pobre” pela alta concentração de nutrientes, é carinhosamente chamada de lobrobo, essa planta tem seu próprio festival gastronômico na cidade de Sabará em Minas Gerais.

Com Prefácio da Professora Doutora Sandra Barros Sanchez do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o livro “ORA-PRO-NOBIS – A Carne dos pobres” pode vir a contribuir com uma linguagem simples, aos apreciadores de plantas e comidas típicas; estudantes de agropecuária e de agroecologia, tendo em vista, que muita coisa escrita acerca da flora brasileira, condensada em livros ou esparsa em periódicos, na sua grande maioria, é de difícil aquisição ou consulta.

As informações popularizadas (somente na mídia digital) talvez contribuam de alguma forma, no entanto, é preciso que as literaturas se expandam e cheguem às mãos de estudantes na forma de livros, pois nem sempre informações de artigos técnicos e/ou de linguagem simples chegam a lugares em que a tecnologia ainda não chegou.
Essa é a proposta de “ORA-PRO-NOBIS – A carne de pobres”, divulgar e opinar sobre a importância econômica desta bela e nutritiva planta espinhosa.

Para adquirir o livro, acesse o link abaixo:

http://clubedeautores.com.br/book/99601–ORAPRONOBIS

2 responses to this post.

  1. Posted by teresacristinapedro on 09/11/2011 at 22:56

    Olá,conheci ora-pro nobis através de um programa na tv.Fiquei interessada pelas propriedades de vitaminas que ela contem,na semana passada encontri aqui em minha cidade na feira ,logo comprei ….fiz com frango e para minha surpresa ficou uma delícia.Eu gostaria de mais informaçoes…de receitas…etc…e já estou passando para todos que conheço,é muito saborosa.Obrigada.

    Responder

  2. Olá Teresa, exitem muitas receitas elaboradas de várias formas e em várias regiões.
    Para saber mais sobre a ora-pro-nobis, acesse o Clube de Autores
    http://clubedeautores.com.br/book/99601–ORAPRONOBIS

    Bom apetite.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: